Os operadores de táxi por aplicativo da Yango anunciaram uma greve nacional para a próxima sexta-feira, com a paralisação das actividades em todo o país, em protesto contra as actuais condições de trabalho.
A classe pretende pressionar a empresa a rever as tarifas praticadas na plataforma, alegando que os valores pagos por viagem já não cobrem os custos operacionais.
Os motoristas afirmam que o aumento dos preços dos combustíveis, aliado às baixas tarifas aplicadas, tem reduzido significativamente os seus rendimentos, tornando a actividade cada vez mais insustentável.
Além das questões financeiras, os operadores demonstram preocupação com o recrudescimento da criminalidade que afecta o sector dos táxis por aplicativo. Segundo os profissionais, já foram registados vários casos de assaltos e até mortes de colegas durante o exercício da actividade.
Em resposta às preocupações apresentadas, a empresa Yango garantiu que está a trabalhar em soluções com vista a minimizar os efeitos do baixo rendimento enfrentado pelos taxistas.
